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A ascensão da burguesia européia é um processo que se inicia com o Mercantilismo, nos séculos XVI e XVII, passando pela Revolução Inglesa, de 1688, pela Independência Americana, de 1776, e atingindo o seu o momento culminante na Revolução Francesa, de 1789.
Na França sobretudo, a derrocada da aristocracia permite não apenas a extinção dos privilégios seculares, mas também o fim das barreiras rígidas entre as classes sociais. Um novo sentido de vida, baseado na livre iniciativa, exalta a audácia, a competência e os méritos pessoais de cada indivíduo, independentemente de seus títulos e seus antepassados. A era do Liberalismo está em seu auge e com ela um conjunto notável de mudanças na história do Ocidente.
A liberdade de expressão
O primeiro efeito favorável da vitória burguesa para a literatura reside no artigo onze da Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão: "A livre comunicação dos pensamentos e opiniões é um dos direitos mais preciosos do homem; todo cidadão pode portanto falar, escrever, imprimir livremente." Como afirma um historiador, "cada francês é agora um escritor em potencial, todas as Bastilhas acadêmicas caem por terra e uma aventura da palavra escrita está acontecendo."
A difusão do livro - especialmente através do romance de folhetim - permitiu que muitos escritores vivessem de seus direitos autorais. Foi o caso de Victor Hugo, aqui caricaturizado como um gigante da área literária. O novo público leitor
Outro efeito importante resulta do esforço de alfabetização empreendido pelos revolucionários. Todo cidadão precisa ter acesso à leitura, até para conhecer as proclamações do novo regime. Assim irá surgir um novo público leitor, mais diversificado e numeroso, já sem nenhuma identificação com a arte neoclássica da aristocracia cortesã. Este público consome livros de forma intensa. E os escritores, até então dependentes do mecenatismo, vêem que podem sobreviver apenas com a venda de suas obras, agora transformadas em mercadoria de larga aceitação.
Certos números ainda hoje impressionam: num só dia, em Londres, Lord Byron vende dez mil exemplares do seu romance O corsário; jornais que publicam romances em fascículos, como La presse, em Paris, conseguem mais de duzentos mil assinantes. Walter Scott, Victor Hugo e outros fazem fortuna com seus direitos autorais.
A consciência da liberdade propicia ao artista um duplo sentimento:
O de euforia, por não ter mais de se sujeitar à vontade individual de protetores da nobreza.
O de medo, por ser agora um produtor para o mercado que, muitas vezes, desconhece.
Além disso, sua confusão aumenta porque ele exalta o caráter quase que sagrado da obra de arte no exato momento em que ela perde toda a sacralidade e começa a fazer parte do reino dos negócios.
Assim, o Romantismo coincide com a democratização da arte, gerada sobretudo pela Revolução Francesa, tornando-se a expressão artística da jovem sociedade burguesa. Victor Hugo afirma que o Romantismo nada mais é que o liberalismo em literatura. De fato, o movimento mantém uma relação viva e contraditória com a nova realidade. Filho da burguesia, mostra-se ambíguo diante dela, ora a exaltando, ora protestando contra seus mecanismos, conforme observaremos ao estudar-lhe as características.
O Romantismo ocorre em um momento diferente da trajetória burguesa. Enquanto na arcádia, esta classe social estava engatinhando em sua ascensão social, no Romantismo a burguesia já estava implantada como classe de status social e cultural. No Arcadismo havia a busca pela simplificação da arte, que não se refletiu explicitamente na poesia, assim como a liberdade formal, no entanto a arte foi se tornando cada vez mais simples. Esse movimento de popularização artística ocorre até hoje, pois além da necessidade de, cada vez mais, qualificar a mão de obra para que os trabalhadores dominem a tecnologia que se aprimora constantemente, há a preocupação com o mercado artístico e editorial. Quanto mais gente lendo e comprando livros, maior será o aumento do mercado editorial, é claro que esse pensamento é bastante atual, mas é interessante notarmos como ele vêm evoluido desde a época do Arcadismo.
Podemos então marcar esse traço evolutivo, no Arcadismo busacva-se primeiramente, se desvincilhar dos valores da nobreza, e para isso recorrera à simplicidade, já no Romantismo, os valores burgueses já haviam sido aceitos, a maior prova disso é o surgimento das constituições nacionais que têm como base os lemas iluministas, os quais são considerados como os apropriados até hoje.
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